domingo, 14 de fevereiro de 2010

Último a Saber

0 comentários

"Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera." Mateus 2:7

Herodes chama os magos que estão em busca do menino Jesus para uma conversa em particular, o interesse de Herodes nessa conversa é saber “exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera”.

Foi essa conversa de Herodes com os magos que fez com que Herodes tomasse a decisão de
matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos” Mateus 2:16

Herodes não determinou a idade (2 anos para baixo) para o massacre das crianças sem motivos, ele havia apurado com os magos qual idade deveria ter Jesus naqueles dias, e a conclusão de sua pesquisa foi que poderia ter no máximo dois anos.

Muito provavelmente quando Herodes descobre que Jesus O Messias já estava entre eles, o menino Jesus já tinha aproximadamente dois anos de idade.

Herodes é rei, todas as noticias chegam a um rei de forma muito rápida, mas essa chegou tarde, e ele não é o único que não sabia que Jesus já tinha vindo, mesmos depois de quase dois anos também não sabia que Jesus tinha vindo: os príncipes dos sacerdotes e os escribas (Mateus 2:4).

Rei, Príncipe dos Sacerdotes e Escribas, são as pessoas mais importantes e sábias da época, porém Deus não revela sua maior dádiva a nenhum deles.

Mas a quem Deus revela de "primeira mão" tamanha boa nova?
Ele revela aos magos e aos pastores, ou seja aos simples e desprezados, os pastores representam os simples, e os magos por serem estrangeiros representam os desprezados.

Deus trata seus mistérios até hoje da mesma forma, Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado” Lucas 10:21

Certamente você não é rei, nem príncipe dos sacerdotes, muitos menos escribas, mas você é um pequenino, um pequenino privilegiado que tem a revelação de que Jesus esta entre nós.
Alan Corrêa - Veja mais sobre o nascimento de Jesus: Aqui

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

"Jovens" Fora do Contexto

0 comentários

Quero falar de um texto muito usado em temas de congresso de jovens e em pregações com foco em jovens e etc.

Trata-se de I João 2:14 “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o maligno

Muitas são as vezes que ouvimos alguém usando esse versículo diretamente e exclusivamente para os jovens.

Observando o texto atentamente, percebemos que o mesmo aponta para outro sentido da palavra jovem.

Esta escrito “Jovens sois forte”, essa força não se trata da força física, pois caso fosse força física não venceria o maligno e viria do vigor da juventude, mas o apostolo João se refere a força espiritual pois é capaz de vencer o maligno e por isso vem da “palavra de Deus que permanece em vós”.

Se entendemos que a palavra “sois forte” se refere a uma "força espiritual" precisamos entender que a palavra "Jovens" no mesmo versículo, também é no sentido espiritual. "João esta falando a crentes de crescentes graus (Filhos...Jovens... Pais...) de maturidade na fé." (David H. Stern)

Se somente aqueles que são Jovens fossem fortes e venceram o maligno, pobre seria o Apostolo João, pois na ocasião quando escreveu esse texto já estava bem velhinho.

João não esta falando de jovens no sentido literal, ele esta falando de “jovens espirituais”, pois até mesmo aqueles que ainda estão se desenvolvendo na fé já venceram o maligno. “Ele está indicando, não as suas idades físicas, como pensam alguns, mas estágios de seu desenvolvimento espiritual” (J. Stott).

Assim como João, Pedro também mostra diferentes níveis de maturidade espiritual existentes, como por exemplo “ Crescer na Graça” 2Pd 3:18 ou “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo” 1Pd2:2

Tantos os jovens, como os adolescentes e anciãos são forte, a força que vence o maligno não esta condicionada a idade física mas a presença da Palavra dentro de nós.

Alan Corrêa