sábado, 23 de janeiro de 2010

Desconstrução do Presépio

0 comentários

O Natal já passou e agora as casas deixam de brilhar, as ruas ficam como são. As pessoas estão desmontando seus enfeites comemorativos e representativos, entre eles o presépio, aquele cenário presente em tantos cartões de natal, desenhos e filmes que mostram Jesus na manjedoura junto a José, Maria e três Magos.

Bem nós vamos desmontar nosso antigo presépio, que por anos esteve preso em nossa memória desde as aulas da EBD quando tudo acontecia em um flanelógrafo.

O cenário montado acima (José, Maria, o menino Jesus na Manjedoura e 3 Magos) não corresponde exatamente com o das escrituras.

Quem visitou Jesus quando ele ainda estava na manjedoura não foram os Magos, foram os pastores que cuidavam de rebanhos nas regiões próximos a Belém.

Os pastores foram até Belém e encontraram “ Maria e José e a Criança deitada na manjedoura” Lc 2 :16 .

Quando os Magos visitaram Jesus, eles o encontraram não mais na manjedoura, mas em uma casa, “Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando o Adoraram, e, abrindo os seus tesouros, entregaram suas ofertas, ouro, incenso, e mirra.” MT 2:11.

A bíblia também não mostra que eram 3 Magos, essa dedução veio por intermédio da quantidade de presentes.

Devemos ficar a tento, nem tudo que parece é, assim como encontramos tantos textos fora do contexto por vezes encontramos pinturas de artistas renomeados que também estão fora das escrituras.

Alan Corrêa

sábado, 16 de janeiro de 2010

Bem Aventurado os Pacificadores

0 comentários

Os judeus subjugados pelo Império Romano queriam um Messias que fosse um libertador-político-sócio-económico, que semelhantemente a Davi ou Salomão devolvesse a Israel os tempos de glória. Era o sonho de um Messias quase D. Pedro II que gritasse “Independência ou Morte”.

Vem, então, JESUS subjugando espíritos,doenças, mar, etc..Com este poder tornou-se a pessoa ideal sobre quem apostariam suas fichas.

Mas DEUS não age de acordo com nossas expectativas ainda que isso resulte em decepção nossa com DEUS, portanto cuidado com suas expectativas em DEUS.

Logo, eles viram que o discurso de Jesus mais pacifista que revolucionário.Os tópicos de suas pregações eram humildade, misericórdia, paz, perdão, amor incondicional, dar a outra face, pagamento de mal com bem, etc. Além do mais, era o amigo dos publicanos e pagava os impostos, entrou em Jerusalém num jumentinho, quando quiseram fazer-lhe rei saiu, mesmo podendo não pedia fogo do céu e nem legiões de anjos ao Pai, em hora crítica da vida mandou Pedro recolher a espada e curou a orelha do soldado,aludia a um reino além deste mundo e seguia firme para morrer na cruz,onde a decepção daqueles que pensavam Nele nos parâmetros de um libertador político . foi total. Lc 24:21

O caminho de JESUS é melhor que nossas melhores expectativas. A liberdade que ELE conquistou é maior que a liberdade política ou social conquistada por Moiséis, Gideão, D.Pedro II ou Princesa Izabel, etc. Mt 1:21

Existem diplomatas hábeis em equacionar divergências familiares, eclesiásticas, internacionais etc.Mas nenhum equacionaria nossa inimizade com DEUS. Sim, carecìamos desse FAZEDOR DE PAZ superior aos homens. Rm 5:1.

Nossos acordos de paz são palavras e papéis assinados, todos volúveis, já nosso acordo de paz com DEUS tem o testemunho do sangue de uma nova aliança de paz.

Antes de JESUS temos a citação de um amigo de DEUS, depois de JESUS temos um sem número de amigos de DEUS. Jo 15:15

Nossa paz com DEUS esta feita e dada a ordem para fazermos a paz uns com os outros, pois afinal vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando e bem aventurados os pacificadores, disse Jesus.
Alessando Corrêa