sábado, 17 de setembro de 2011
Bartimeu o cego
Seria Bartimeu cego de nascença? ou não?
Bem, existe mais chance de ele ter ficado cego do que de ele ter nascido cego.
Usando a versão da bíblia King James é fácil de entender isso, pois em Marcos 10:51, quando Jesus pergunta o que queres que te faça, essa tradução diz “que eu volte a enxergar.”
Mas seria mesmo isso, considerando que todas as outras traduções em português, se limita em dizer “que eu tenha vista”
A palavra grega usada para “volte a enxegar” é anablepó.
Palavra Original: ἀναβλέπω
Parte do Discurso: Verbo
Transliteração: anablepó
Ortografia fonética: (an-ab lep'-o)
Suma: olhar para cima, recuperar a visão.
.
Como vimos, com base na definição da palavra (anablepó) usada por Marcos, entendemos que Bartimeu tinha ficado cego e não nascido cego.
Bartimeu já tinha enxergado a luz do sol em um dado momento de sua vida mas se não tivesse encontrado Jesus, nunca teria visto a luz do sol novamente e nem mesmo a Luz do mundo que passava pela rua de Jericó, diante de seus olhos fechados.
A palavra usado por Marcos “anablepó ” significa “recuperar a visão” mas também pode significar "olhar para cima”, considerando essa ultima suma, podemos imaginar o seguinte:
Jesus, pergunta; o que queres que te faça?
Bartimeu responde: Eu quero enxergar, eu quero olhar para cima, para o céu.
Uma outra tradução interessante é a de Webster`s (Um revisão da KJV) que diz em Marcos 10:51 "Senhor que eu possa receber meus olhos". Que indica que Bartimeu não só nasceu cego, como sem olhos.
Imagina, Jesus curando alguém que nasceu sem olhos, e de repente a pele começa a rasgar e os olhos começam a surgir, como semente que brota empurrando a terra em busca de sol, se foi isso, foi uma maravilha ao invés de milagre.
Eu sempre achei que a oração de Josué foi um das mais poderosas da bíblia, pois ele orou e o sol (universo) parou, mas percebo que a oração de Bartimeu foi mais poderosa ainda.
Jesus estava indo para Jerusalém, tinha pressa para salvar toda a humanidade, e no diz Marcos 10:49 que ao ouvir o clamor de Bartimeu, “Jesus parou”, para o ajudar.
O que estou tentando dizer é que de um ponto de vista simbólico, podemos dizer que a oração de Josué parou a criação para o ajudar, mas o clamor de Bartimeu parou o próprio Criador.
Alan Corrêa
Assinar:
Postagens (Atom)