sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Herdeiros e co-herdeiros - Romanos 8


Paulo está falando sobre filiação, e ele diz que não somos escravos mas filhos de Deus, ele porém não está afirmando um Paternidade universal de todos os habitantes da terra, mas uma Paternidade exclusiva dos que são guiados pelo Espírito de Deus.

Dois são os que testificam essa filiação, a Palavra e o Espírito.

Somos filhos de Deus, mas não somos filhos como Jesus, pois somos filhos por adoção, e sendo por adoção não temos a mesma essência, mas Paulo diz que apesar de sermos filhos por adoção nós temos direito a herança.
Somos herdeiros de Deus, para o comentarista Adam Clarke, Paulo  quando diz que somos herdeiros de Deus, não está nos apontando Deus como possuidor da herança mas sim como a própria herança, que no caso é  Deus, a nossa herança não é uma parte da terra, nem uma porção celeste, mas a nossa herança é Ele, Ele é a nossa porção, o próprio Deus é a nossa parte.

Nós estamos acostumados com Salmo 23 na versão em português que diz ” O Senhor é meu Pastor e nada me faltara” mas existe uma tradução em inglês que traduz como “ O Senhor é o meus Pastor e Ele não me faltara” o maior bem é o Senhor, Ele é a nossa herança e Ele não nos faltara.

Mas Paulo ainda diz que nós somos co-herdeiros de Cristo. Se quando Paulo escrevia aos gentios (Romanos) o seu conceito de filiação fosse o judaico, temos que considerar que no mesmo texto (v 29), Paulo diz que Jesus é o Primogénito entre muitos irmãos, e segundo a lei judaica o primogénito tem direito a uma porção dobrada da herança, Jesus teria esse direito, mas Paulo diz que nós somos co-herdeiros de Jesus, herdeiros com o mesmo direito de Jesus, do mesmo nível, ou seja, temos o mesmo direito do Primogénito. Ser filho com o mesmo direito do Primogénito já é quase inacreditável, e ter o mesmo direito do Primogénito mesmo sendo filho por adoção é ainda mais extraordinário.

Alan Corrêa

Nenhum comentário: