domingo, 14 de fevereiro de 2010

Último a Saber


"Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera." Mateus 2:7

Herodes chama os magos que estão em busca do menino Jesus para uma conversa em particular, o interesse de Herodes nessa conversa é saber “exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera”.

Foi essa conversa de Herodes com os magos que fez com que Herodes tomasse a decisão de
matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos” Mateus 2:16

Herodes não determinou a idade (2 anos para baixo) para o massacre das crianças sem motivos, ele havia apurado com os magos qual idade deveria ter Jesus naqueles dias, e a conclusão de sua pesquisa foi que poderia ter no máximo dois anos.

Muito provavelmente quando Herodes descobre que Jesus O Messias já estava entre eles, o menino Jesus já tinha aproximadamente dois anos de idade.

Herodes é rei, todas as noticias chegam a um rei de forma muito rápida, mas essa chegou tarde, e ele não é o único que não sabia que Jesus já tinha vindo, mesmos depois de quase dois anos também não sabia que Jesus tinha vindo: os príncipes dos sacerdotes e os escribas (Mateus 2:4).

Rei, Príncipe dos Sacerdotes e Escribas, são as pessoas mais importantes e sábias da época, porém Deus não revela sua maior dádiva a nenhum deles.

Mas a quem Deus revela de "primeira mão" tamanha boa nova?
Ele revela aos magos e aos pastores, ou seja aos simples e desprezados, os pastores representam os simples, e os magos por serem estrangeiros representam os desprezados.

Deus trata seus mistérios até hoje da mesma forma, Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado” Lucas 10:21

Certamente você não é rei, nem príncipe dos sacerdotes, muitos menos escribas, mas você é um pequenino, um pequenino privilegiado que tem a revelação de que Jesus esta entre nós.
Alan Corrêa - Veja mais sobre o nascimento de Jesus: Aqui

Nenhum comentário: