domingo, 8 de fevereiro de 2009

Metanoia


“O maior de todos os pecados: o arrependimento.”
Paulo Coelho

“Há noites que eu não posso dormir de remorso por tudo o que eu deixei de cometer.”
Mario Quintana

“Acorde arrependido, mas não durma com vontade”
Desconhecido

“Arrependei-vos, e crede no evangelho”
Jesus de Nazaré


As frases acima, com exceção da última, copiadas do site http://www.pensador.info/, retratam quando os homens escolhem viver procurando afastar todo sentimento de arrependimento e silenciando a voz da consciência; despreocupados seguem em frente sempre de bem com a vida.

Se você desejasse ouvir a DEUS, a exigência é arrependimento e crença no evangelho!

Na lógica cristã, você deve andar correto e assim será abençoado. Porém ainda que você seja o mais vil dos pecadores, DEUS tem algo bom a lhe conceder como benção: o arrependimento! Precisamos aprender que as bençãos divinas nem sempre são palpáveis, contáveis e visíveis, por muitas vezes elas estão pelo Espírito arraigadas em nós.!

Arrependimento é benção, DEUS abençoa concedendo arrependimento! (Atos 11:18)

Não intento definir teologicamamente o arrependimento; muito mais importa prová-lo que gravá-lo como conceito!

A bíblia diz que todos pecaram, que não há ninguém justo para DEUS, que as nossas melhores obras são como trapos de imundícia, que aquele que cumprir toda a lei e tropeçar num só ponto tornou-se culpado de todos, que pelas obras da lei ninguém será justificado diante de DEUS, que o homem por méritos próprios não ingressa no reino de DEUS, etc.

Sobretudo, o desejo de DEUS não é que os homens saibam que são pecadores, mas que se arrependam! Que o homem fique alarmado porque é pecador, que trema por haver errado o alvo que era viver para honrar seu Criador, que sinta a miséria da sua situação! Temo que muitos receberam a informação na igreja de haverem pecado, concordaram, mas não provaram arrependimento como benção de DEUS.

Isaías não somente recebeu informação que era pecador, mas arrependeu-se, sentindo a gravidade desse fato. Clamou: Ai de mim, que vou perecendo! Compreendia que o povo também tinha os lábios impuros, mas no arrependimento não é a sociedade o parâmetro do aceitável, é DEUS! Assista qualquer noticiário, leia qualquer jornal e diante dos fatos você vai sentir se um santo homem, porém o parâmetro de justiça não são os outros, é DEUS!

O fariseu usava os outros como referência de santidade pessoal, porém o publicano usava DEUS, e quando tomamos DEUS como referência, sobra somente à oração do publicano.

Ó DEUS, tenha misericórdia de mim, que sou pecador! Saber que é pecador é o inicio, tem que sentir esse ai na alma e buscar o favor imerecido, a saber, a salvação pela confiança na obra de Cristo por nós!

Considere pregador que tua função não é chamar pessoas a frente da igreja, nem comover pessoas a levantar as mãozinhas no fim do culto, mas chamar ao arrependimento! De nada adianta manifestações exteriores quando no coração DEUS não operou arrependimento!

DEUS exige arrependimento e fé, nem mais um e nem menos o outro; é um pacote para ser levado fechado. Porém, em muitos e muitos lugares, o assunto é somente fé, e esta como meio de tirar de DEUS aquilo que satisfará nossos deleites.

Infantilmente, entramos na loja, levamos o sapato esquerdo e deixamos o direito na prateleira! Saímos, muito sorridentes calçados com um pé só! Entendeu?

Nenhum comentário: