domingo, 22 de fevereiro de 2009

O medico-escritor-evangelista


Que ninguém pense que o evangelho destina-se especialmente aos arruinados financeiramente, sem cultura, sem posição social, viciados, desprezados, enfermos e flechados por outras situações trágicas.

O evangelho transforma um simples pescador como Pedro, transforma um médico como Lucas, possuidor de um vocabulário amplo e rico, dominador da língua da época (grego) e alcança também a Teófilo, um militar da alta patente do exército romano. O evangelho é para todos, pois todos pecaram!

No livro de Lucas, as notícias do ministério de Jesus serão cuidadosamente relatadas a um alto oficial do império Romano, chamado por ele excelentíssimo Teófilo.

Lucas não foi testemunha ocular de Jesus, mas viu Jesus pela fé através do evangelho. Um fiel companheiro de Paulo, conforme II Timóteo 4: 11 e Filemon 2:3. Foi o único escritor do Novo Testamento que não era judeu, sendo assim, fica claro que a salvação vem dos judeus (o Salvador é judeu), mas a salvação é para homens de todas as nacionalidades e condições sócio-culturais.

Lucas não foi o primeiro a empenhar-se em escrever um relatório histórico sobre a vida de Jesus, não o fez superficialmente, foi diligente em sua pesquisa, atentando para detalhes, investigando pessoalmente o testemunho daqueles que viram a Jesus, tudo isto para que Teófilo tivesse certeza de que tudo o que se ouvia sobre Jesus, não era conto, era verdade. Obrigatoriamente você não precisa ser o primeiro e nem o mais completo escritor a tratar de nada, porém se o que vai escrever pode acrescentar algo e vir a beneficiar a uma só pessoa, e ainda que ela seja você mesmo, mãos a obra! Lucas como João entendia que não conseguiria ser completo, como eu sei quando escrevo sobre qualquer coisa, seu evangelho seguia a mesma motivação de João:

Verdadeiramente Jesus realizou na presença dos seus discípulos, muitos outros milagres, que não estão escritos neste livro.
Estes, entretanto, foram escritos para que possais acreditar que Jesus é o Cristo, o Filho de DEUS, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20: 31,31.

A fé no Cristo histórico é apenas acréscimo de conhecimento, se, porém crermos em Cristo conforme a fé bíblica, dada por DEUS, essa fé vivifica o espírito do homem. O que faz diferença não é saber que Cristo esteve por aqui, e realizou milagres, esta daí é a crença histórica. Vale no dia-a-dia saber que Cristo está aqui e está em mim! Não é mais que Ele esteve, mas que Ele está conosco até a consumação dos séculos!

Dizem os historiadores que Teófilo desejoso de conhecer a verdade patrocinou o trabalho de Lucas. Não poucas vezes, e sem saber, homens cumprem os propósitos de DEUS e beneficiam muitas pessoas.

Este evangelho foi escrito entre 59 e 64 d.C, em Cesaréia, na mesma época em que Paulo ficara dois anos presos ali por anunciar a Palavra. Os homens serão sempre ineficientes na missão de aniquilar o evangelho! Apedrejarão Estevão, mas Paulo converteu-se Paulo, prenderam Paulo, Lucas escreve um evangelho; matam Tiago, Pedro é resgatado por um anjo. E assim prossegue a história...


Alessandro D. Corrêa

Nenhum comentário: