domingo, 1 de março de 2009

Um Poliglota de Tarso e um de Nazaré



Paulo foi a mola propulsora no avanço da igreja do primeiro século. Se os gregos buscavam sabedoria e os judeus sinais, Paulo podia atender a ambos.

Seu ministério estava respaldado do alto por sabedoria e sinais.

Se formos falar da sabedoria de Paulo temos que ressaltar sua aptidão em idiomas, Paulo era fariseu filho de fariseu e por isso um grande estudioso da lei, a qual estava em hebraico, muito provavelmente sabia o hebraico.

Em sua defesa em Jerusalém, Paulo conversa com o comandante romano, e este se impressiona, e pergunta se ele sabia falar o grego.

Certamente Paulo se dirigiu a ele na língua que movia o mercado na época, o grego.

Ainda no mesmo episodio, ele inicia seu discurso com a multidão e ela fica em silencio, algumas traduções disse que ele se defendeu em hebraico, mais devido a multidão e ao lugar certamente foi o aramaico.

Jesus também tinha intimidades com essas três línguas ( Hebraico, Aramaico, Grego ).

Ele entrou na Sinagoga e leu o rolo de Isaias ( Escrito em Hebraico ) .

Disse certa feita que não passaria nem um Til nem um Jota da lei, nesse momento com muito conhecimento Jesus fala das 2 menores letras do alfabeto grego, além de sabermos que andou muito pela Galileia a qual Mateus deixou escrito que era Galileia dos gentios e não dos Judeus, a comunicação tinha que ser em grego e não em hebraico.

Na cura da filha de Jairo, na oração do Pai nosso e no brado da cruz, temos evidencias do Aramaico, muito provavelmente idioma que Jesus também falava.

Não é de se impressionar com a intimidade que Paulo tinha com os idiomas, mais a intimidade de Jesus sim, afinal aluno de Gamaliel só foi Paulo.

Alan C. Corrêa


Nenhum comentário: