domingo, 26 de abril de 2009

Homens são como peixes


O reino e a rede lançada ao mar.
Mateus 13 : 47,48.

Jesus como um professor de excelente didática faz uso nesta parábola de uma imagem comum na memória dos discípulos " a pesca".

Quando os pescadores chegam a praia é hora de fazer a seleção, separar os bons dos ruins. Os ruins não são os peixes pequenos, caso fosse seriam devolvidos ao mar, e o texto diz que os ruins são jogados fora.

Os peixes ruins na cultura dos judeus são aqueles que não estão no padrão de qualidade estipulados na Torá conhecida tal pratica como as leis "kashrut".

Entre os animais que vivem na água, eis que podereis comer: podereis comer tudo o que tem barbatanas e escamas (Levítico 11,9).

Os peixes que são jogados fora, são aqueles que não tem barbatana ( peixes que não são ágeis ) e os que não tem escamas (quando o peixe não possui barbatana na maior parte das vezes também não tem escama), Deus estava facilitando a identificação destes peixes.

O motivo de não comer os peixes sem escamas é simples de compreender os que não tem escama são peixes vulneráveis a contaminação, afinal as escamas são como armaduras dos peixes.

O Dr. Davi Macht, notável autoridade em matéria de tóxicos de drogas e animais, disse depois de realizar pesquisas nesses tipos de peixe que " parece existir alguma base científica para a antiga classificação de peixes comestíveis e não comestíveis, isto é, os que têm escamas e os que não as tem"

É a ciência comprovando a autoridade das escrituras, mesmo esta (escritura ) nunca dependendo da comprovação cientifica.

Bem, mais voltemos a parábola, Jesus esta dizendo que os peixes que são jogado fora são aqueles que se contaminaram, são os peixes sem barbatanas, que não são ágeis.

O assunto é escatológico, nesse dia todas pessoas que se contaminaram com o mundo, aqueles que se adequaram a forma do mundo (Rm 12,2) e viveu estagnado, sem nunca interagir na atividade do reino, serão jogados fora.

A santidade em Jesus é nossa armadura (escama) contra a contaminação deste mundo e o exercer o "Ide por todo mundo" é ter as barbatanas que nos mantém ativo para fazer com que outros peixes conheçam a Jesus e ganhem escamas para ser poupado no dia da seleção.

Alan C. Corrêa

Nenhum comentário: