quarta-feira, 8 de abril de 2009

O Pai nosso

Jesus esta orando e os discípulos assistindo, quando termina um de seus discípulos pede para que Ele os ensine a orar. A oração rotineira para todos os judeus é o shema .

O Shema é a citação de algumas pequenas partes da Torá que estão em Deuteronomio e Números.

Os Judeus repetem todos os dias (pela manhã e noite ) esta oração. Foi por isso que Jesus fala nos versículos anteriores ao “Pai nosso” para não usar de vãs repetições, era uma confrontação direta ao costumes dos Judeus de repetirem o Shema.

Outra característica desta oração é que o Talmud ( Escrito Cerimonial Judaico ) afirma que é admissível orar em qualquer idioma que possa entender, mesmo assim o judaismo tradicional que é muito religioso só aceitava a oração que fosse feita em Hebraico uma língua considerada para eles sagrada. Isso era tão real que conta-se uma historia clássica de um Judeu ignorante que não falava o hebraico mais que queria muito orar.

O homem começou a recitar o hebraico só que ele sabia apenas o afalbeto. Ele recitou uma e outra vez, até que um rabino perguntou o que ele estava fazendo. O homem disse ao rabino, " Santo e Bendito seja Ele que sabe o que está no meu coração, estou dando lhe as cartas, e Ele com elas forma as frases para mim"

Quando Jesus ensina a oração do Pai nosso mesmo sabendo falar o hebraico Ele a faz de proposito em Aramaico ( Aba pai ) justamente para confrontar a religiosidade das orações dos judeus.

O Shema é a oração mais importante para o judaísmo, traz sua regra de fé Monoteista, porém com uma curiosidade peculiar ela não fala diretamente a Deus, ela se dirige a Israel (Shemá Yisrael Ad-nai Elokêinu Ad-nai Echad - Escuta ó Israel, Ad-nai nosso D-us é Um).

E quando Jesus diz vos orareis assim : “ Pai nosso... “ Ele vai contra tudo o que o judeu estava acostumado, pois Ele fala diretamente com Deus. A nossa comunhão com Deus permanece como Jesus ensinou, é direta para com Ele.
Alan C. Corrêa

Nenhum comentário: