segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A oferta da viúva


Jesus está no templo ensinando, sua mensagem está colocando sinalização no caminho dos discípulos, indicando: cuidado, hipócritas na pista.

Trata-se dos mestres da lei, usurpadores que tomaram para si a responsabilidade de interpretar o antigo testamento, são escribas que se auto-denominaram lideres de uma religião superficial e apóstata como eles.

Esses falsos mestres, fazem questão de serem saudados, veneram roupas especiais, cadeiras de destaque e lugares de honras, além de tudo devoram as casas das viúvas (Mc 12: 38,41).

Até as viúvas que deveriam ser amparadas, se tornavam vítimas desses hipocritas. Após a morte de seu marido, os escribas deveriam nomear um homem piedoso para tratar de seus negócios financeiros, eles assim faziam, mas com o objetivo de devorar suas casas, a palavra devorar, no grego não sugere “comer toda suas dispensas” como no português, mas sim consumir completamente todos os seus bens.

Enquanto Jesus denúncia esses escribas, entra no lugar do tesouro, uma prova do que ele estava dizendo, é uma pobre viúva com sua pequena oferta (duas moedas).

Ela vai dar tudo para o templo, porque os seus tutores gananciosos e materialista a ensinaram assim, ela não é um exemplo de quem dá com generosidade, como os tele-evangelistas da prosperidade pregam.

Ela é um lamento de Jesus, é um exemplo vivo do que a religião estava fazendo com as pessoas. E a indignação de Jesus é tanta, que no mesmo contexto, quando Ele está saindo do templo, profetiza que não vai ficar pedra sobre pedra daquele templo, que era palco da manipulação de falsos mestres e covil de ladrões.

Alan Corrêa - Veja sobre evangelho da prosperidade : Aqui

Nenhum comentário: