segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Tocando os intocáveis

Jesus tocou em muitas pessoas (Mt 8:3, 9:20, 9:29, 17:7...), algumas até não deveria ter tocado, pois para os judeus elas eram consideradas impuras (prostitutas, coletores de impostos, leprosos e até mortos).

Ele nunca se limitou em ter um contato a distância com as pessoas, Ele sempre permitia ser tocado e parecia até fazer questão de tocar os calmos e desesperados, ainda que isso pudesse causar escândalo para os judeus.

O ato (tocar) que fazia parte da maneira como Jesus se relacionava a quase dois mil anos atrás, passou a ter significado e a ser recomendado só agora.

Hoje em dia o contato físico na expressão de um simples toque é recomendado a todos os que têm que se relacionar com pessoas em situações difíceis ou não, especialistas garantem que um simples toque pode desbloquear emoções, pode trazer moderação e reversão da ansiedade daquele que está recebendo o toque..

Tocar em algo impuro na época de Jesus era anormal, absurdo e contra a lei. Quem tocasse em alguém nessas condições (impuro) deveria passar pelo processo de purificação com os sacerdotes, pois se tornava impuro.

O interessante é que Jesus em nenhum momento passa por esse processo de purificação, só em uma única ocasião Jesus para os judeus se torna impuro duas vezes, por uma mulher com fluxo de sangue que o toca e por tocar em uma menina morta (filha de Jairo) e em nenhum momento ele passa pela purificação, Ele nunca se tornava impuro.

Alem do mais, o processo de purificação iria afastar Jesus do convívio social, dependendo até uma semana (Numeros 19:11), e umas das coisas que Jesus não queria era ter que ficar longe do povo, longe dos desprezados intocáveis.

Alan Corrêa - Veja mais sobre : Aqui

Nenhum comentário: