domingo, 14 de dezembro de 2008

Jesus foi bêbê

Jesus nasceu na plenitude dos tempos, no tempo certo " Kairos" ou tempo perfeito, muitos esperavam sua vinda e achavam que estava demorando, mais Ele aparece no tempo de Deus a hora exata.

Em um tempo que havia paz, prosperidade e estabilidade no mundo, a chamada Pax Romana - que começou com o governo de Augusto, em 27 a.C.

Em um tempo que existia uma lingua franca ou lingua comum universal, o grego que tornou possivel sua pregação em todo mundo greco-romano.

As pessoas da época tinham fome espiritual, ansiava por algo mais profundo que a mitologia romana e o culto ao imperador.

Foi nesse tempo que o Verbo deixou o esplendor de sua Gloria, a companhia celestial para estar junto de homens como Judas e mulheres como Madalena.

O cap. 1 de João não é uma profecia é uma revelação, "E o verbo se fez carne e habitou entre nós."Foi no ventre de uma jovem virgem que o Verbo se fez carne.

Não sei de onde veio a expressão deu a luz, mais não iria questionar se alguém me dissesse que veio do nascimento de Jesus, afinal Maria literalmente deu a Luz, não que a Luz fosse dadiva dela, afinal como muito bem expressou o poeta do Libano, Kalhil Gibran, "Maria foi apenas uma planice que deu a luz a uma Montanha."
Quando Jesus veio ao mundo era noite e Lucas diz que ouve um esplendor. Em sua vinda a escuridão da meia noite se tonou luz do meio dia e em sua morte a luz do meio dia se tornou em escuridão da meia noite.

Nenhum dos hoteis puderam abrigar o casal simples de Nazaré, quando abriam a porta e viam uma grávida não queriam ceder um comodo para que ela tivesse o filho, por que iria tornar o lugar impuro conforme a lei cerimonial, por não saber que daria hospedagem a um Rei negaram, mais ainda ha aqueles que sem saber hospedam anjos.

Então o lugar foi a estrebaria, foi lá que o choro do menino Jesus se misturava com o sonido dos animais. Maria enrola o bêbê em panos, estava protegendo quem veio ao mundo para proteger a todos.

Recebe em seguida a visitas de magos, a biblia não diz que eram três, deduz ser, devido a quantidade de presente, um na matéria sólida (ouro) outra na matéria líquida (mirra) e outro na matéria gasosa (insenso).

Estes sábios levaram presentes sem a minima intenção de barganhar com Jesus afinal era só um bêbê, a unica intenção era adorá-lo e assim o fez.

Em um mundo totalmento monoteista eles arriscaram adorar uma criança que acreditavam ser ela Rei, isso ia contra a ordem natrual da monarquia por que até aquele momento mais comum era nascer um principe pra um dia se tornar Rei, mais esse já nasceu Rei pelo fato de ser Rei antes de seu nascimento.

Jesus sempre existiu mas para entrar no mundo teve que nascer em um corpo fisico, e nós para entramos no mundo prometido por Ele temos que nascer em um corpo espiritual.

Alan C. Corrêa

Nenhum comentário: