domingo, 24 de maio de 2009

Sinergia em campos do Reino

Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e sunergos (companheiro) nos combates Filipenses 2:25

Paulo sabia do poder que tem o trabalho em equipe em pro do reino.
A palavra companheiro que ele usa para com Epafrodito no grego é sunergos de onde vem o termo sinergia em português.

"Todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo", Paulo sabia que a união gera sinergia.

Na sinergia a soma de todas as partes não é igual ao todo é bem maior.
Por exemplo; um cavalo consegue puxar 400 kg enquanto o outro pode puxar 700 kg, a união dos dois não resulta em 1100 kg, mais sim em uma tonelada e meia (1500Kg), a soma das partes individuais é maior que o todo, isso é sinergia, a força que gera quando estamos unidos.

Uma só abelha nunca conseguiu afugentar uma única pessoas se quer, mais um enxame de abelha sim.
O termo (Sinergia) tem sido ultimamente muito usado em palestras que incentiva o trabalho em equipe, e para alguns ainda é um termo novo, desconhecido, porém temos fortes indicios da evidencia deste fato nas sagradas escrituras como Eclesiastes 4, e outros que vamos ver em seguida.

Por exemplo: Seria Levitíco 26:8 quando diz; " Cinco de vós perseguirão a cem, e cem dentre vós perseguirão a dez mil" o primeiro exemplo de sinergia ?
Observe a proporção, que segunda a matemática esta errada; cinco persegue cem, ou seja cada pessoa persegue vinte, mais no segundo exemplo (Cem de vós) cada pessoa persegue cem, ou seja quanto maior a união maior é a força.

Sera que ainda temos motivos para sermos sozinhos, quando unidos as forças induviduais somadas são maior do que o todo ?

Alan C. Corrêa

Nenhum comentário: