terça-feira, 27 de outubro de 2009

Hipocrisia, desvie dela !

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Mt 23:27

Jesus não aceitava a hipocrisia, e muitas vezes confrontava os fariseus duramente a respeito. Na passagem citada acima ele os chama de “Sepulcro Caiado” (tafoiv kekoniamenoiv).
O contexto literal do versículo mostra que Ele quis dizer, que os fariseus tinham uma “bela aparência por fora mas por dentro estão cheio de ossos mortos e toda espécie de imundícia
Mas qual é o significado de Caiado? E o que o Contexto cultural nos diz a respeito dessa expressão?
Kekoniamenoiv no grego, foi traduzido como Caiado em português, que é o mesmo que embranquecido, coberto com cal ou pintado a cal.
Muitas vezes os judeus pobres enterravam seus mortos nas estradas ou em campos. Como o Judeu (por causa da lei) não podia de forma alguma tocar no lugar onde estava um cadáver, tinham o costume de um mês antes da Páscoa pintarem o exterior desses sepulcros de forma que pudesse ser visto até mesmo a noite, evitando assim o contato proibido e indesejado com o mesmo.
Por isso eram todos iguais, por fora branco (Caiado), uma cor de pureza, mas por dentro só podridão.
Os Judeus desviavam o caminho de qualquer "Sepulcro Caiado" que encontravam no caminho. Mas Jesus esta ensinando as multidões (Mt 23:1), que elas devem se preocupar em desviar não das sepulturas mas dos fariseus (Hipocritas), esses sim podem torna-los impuros.
Alan Corrêa

Nenhum comentário: