quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Malco foi marcado

Se todos as pessoas citadas nas escrituras estivessem vivas daria para formar uma cidade com uma população de quase 4 000 habitantes e acaba sendo natural que algumas dessas pessoas passem despercebidas diante de nossos olhos.

Assim como neste mundo de tantas pessoas, algumas por vezes passam por nós sem que soubéssemos de sua historia, porém para Jesus ninguém é um segredo, a todos Ele vê.

Malco é um personagem despercebido de alguns, motivo é simples aqui nos evangelhos, Malco não tem uma historia ele aparece em uma, a de Jesus.

E quando nós entramos na historia fascinante da caminhada cristã nós não somos protagonistas o centro da atenção, nós somos tão somente coadjuvantes, participantes, João sabia disso e disse: o que importa é que Ele apareça e que eu diminua.

Malco, escravo de um homem chamado Caifás este era sumo sacerdote, porém não passava de um astuto, manipula-dor e sagaz.
Como um sumo sacerdote poderia ser assim? Muito simples é só ser ordenado por homens, no antigo testamento o sumo sacerdote eram homens escolhidos por Deus, no novo o sumo sacerdote Caifás era um homem escolhido pelos Romanos para defender interesses romanos. " O fracasso surgi das escolhas mau feitas"

Malco tem uma missão nesta noite, ir com a corte romana, os guardas dos sacerdotes e Judas caçar um homem chamado Jesus.

A corte romana era a décima parte de uma legião, uma escolta com os 600 melhores soldados de Roma. Estes representavam na ótica espiritual o poder do mundo
Os guardas dos sacerdotes representavam o poder religioso da época.
E Judas uma vez possesso por Satanás representava o poder do inferno.

Um vale escuro chamado vale do Cedrom onde tudo acontecia se tornava agora o vale do paradoxo

Malco estava indo prender quem tinha vindo ao mundo lhe libertar.

Foram armados buscar um homem, que nunca montara um cavalo de guerra nem tinha qualquer afinidade com espada, escudo ou lança, os únicos instrumentos que este sabia manejar eram martelo, pregos, madeira os quais foram usados contra Ele na crucificação.

Por que tamanha escolta para prender um único homem, que era amigo até mesmo das crianças.

Para que levarem tochas para ilumina o lugar onde estava a Luz do mundo.

Malco sabia de uma coisa este homem mesmo desarmado tinha poder.
Jesus mesmo dormindo no barco tinha o controle da situação.
Mesmo ausente aos nossos olhos é a nossa perpétua companhia.

Ao se achegarem, Jesus, sabendo o que estava para acontecer, adiantou-se a eles e lhes perguntou: a quem procurais? (Jo 18.4). Os guardas disseram: A Jesus de Nazaré, e o Senhor lhes respondeu: Sou Eu (vv.5,6),

Neste momento mais de 600 soldados e a guarda sacerdotal caíram por terra, sabe quem estava caindo por terra ? Estava caindo por terra o poder do mundo, o poder religioso e o poder do inferno. Jesus este nome tem todo poder. Mesmo assim o prenderam, não porque tinha mais força e sim por que Ele se entregou, tinha de ser entregar por mim, e por você.Malco havia cumprido sua missão, prendeu Jesus, mais se Malco tivesse o prendido em seu coração teria mudado sua vida.
Alan C. Corrêa.

Nenhum comentário: