domingo, 23 de novembro de 2008

A pregadora sem púlpito

É pena que a grande parte dos cristãos somente identificam como porta-vozes de DEUS os tradicionais pregadores, preferencialmente trajados socialmente, com voz trêmula e exaltada, com promessas agradáveis que ocupam os púlpitos das igrejas, após o término do período do louvor para falar em nome de DEUS.

Não quero afirmar que DEUS não possa falar através deles, mas que eles não são os únicos porta-vozes de DEUS na terra. O problema que criamos foi condicionar a voz de DEUS ao tempo da pregação dentro da igreja, porém DEUS continua emitindo suas mensagem para além da nossa agenda eclesiástica.

Para comunicar-se com Pedro, Deus usou um galo e chamou sua atenção;para impedir Balaão , DEUS empacou sua jumenta; para Jonas, um bichinho comeu seu pé de aboboreira. A lista seria infindável, mas não quero cansar um possível leitor deste texto.

DEUS fala também por pequeninos sinas, por fatos na história( por exemplo, o surgimento de Israel como nação ou a queda da Babilônia), através do tempo deveríamos crescer no entendimento e percepção da voz de DEUS.

DEUS nos chama a atenção de muitas maneiras, o problema que criamos foi condicionar a voz divina a sua forma audível (voz de pregador, pastor, irmã0) e esquecemos da voz que vem de dentro de nós, chamada consciência, uma forma maravilhosa de DEUS comunicar-se.

Quero que você pense sobre quantas coisas DEUS já falou e continua falando através da natureza. A natureza não tem púpito, não aguarda o fim do período de louvor para tomar a palavra, não tem agenda pronta, não pertence a nenhuma denominação, não pede ofertas,
não faz agradecimentos, não pretende gravar cd ou dvd fazendo disso a sua motivação de pregar,
não está condicionada a um tempo ou lugar, como melhor diz Davi no Salmo sem ter voz audível
fala em toda extensão da terra.

A natureza conduz o homem sensato a considerar que atrás de todo o ecossistema, das belezas sem par reveladas, das leis físicas, e tudo mais que podemos comtemplar há um Supremo Arquiteto. Através da natureza o homem pode reconhecer que existe um Criador, pois "os céus declaram a glória da de DEUS e o firmamento proclama a obra das suas mãos". - Salmos 119:1

A natureza revela que temos acima de nós um DEUS de graça, que favorece aquele que não merece , que abençoa aquele que o nega. Aí DEUS na sua misercórdia derrama chuva na horta do justo e do injusto, e o sol entra na janela do bom e do ruim. Então lembramos do ensinamento de Jesus que é amar os que nos amam e também amar os nossos inimigos. - Mateus 5:45,46.

A natureza também sinaliza a ira de DEUS. Quando os judeus retornaram da Babiônia, devida as dificuldades encontradas para reconstruir o templo, voltaram-se somente para o próprio umbigo, a terra negou a boa colheita, e os céus a chuva. Porém , leia o livro de Ageu, e perceba que ninguém entendeu que DEUS comunicava algo pela natureza. Lá no Egito para chamar a atenção de Faraó foi no ecossistema que DEUS mexeu.

A natureza marca um período de juízo de DEUS, sobre um homem ou sobre uma geração inteira.
O diluvio, por exemplo(fenômeno natural de um longo período de chuva) era a expressão da ira de DEUS e a tempestade que veio sobre o barco de Jonas seu descontentamento com o rumo do profeta.

A primeira vinda de Jesus ao mundo foi marcado por um fenômeno natural, a saber, o aparecimento de uma singular estrela aos magos do oriente

A morte de Jesus foi cercada por fenômenos naturais: noite antecipada para as três horas da tarde, o sol negou dar a sua luz, tremeu a terra e fenderam-se rochas. O cruel soldado romano atentou para este conjunto de fenômenos e afirmou: Verdadeiramente, este homem era justo!

Por fim leitor, considere o caos climático no mundo, a quebra dos recordes de temperatura, a extinção da espécies, o degelo dos pólos, os tufões, os terremotos, as chuvas impetuosas, a crise de água potável, a fúria dos mares. Todos estes fenômenos estão ocorrendo em escala crescente, apavorando os cientistas dos século.

Jesus era um apreciador da natureza, ele fala da figueira, do grão de mostarda, dos pardais, dos lírios do campo e pede aos discípulos que atentem para os sinais advindos dela.

Jeremias no seu livro faz inúmeras referências aos sinais emitidos pela natureza, leia e veja!!!

Reflita, faça silêncio e a voz da natureza será ouvida dentro do seu coração proclamando que Jesus breve voltará. Se não, será uma pena perceber que você condicionou a voz de DEUS aos homens revestidos de autoridade eclesiástica.

Deus tenha misercórdia nós!!!

Alessandro D.Corrêa

Nenhum comentário: