sábado, 6 de junho de 2009

Como Era Jesus ?

A pena que estava nas mãos dos evangelistas Inspirados pelo Espírito ( Mateus, Marcos, Lucas e João) não deixaram uma única palavra amiga que descrevesse as características físicas de Jesus. Nada sabemos da sua aparência ou estatura.

A bíblia diz que para a tradição de sepultamento da época, Nicodemos no sepultamento de Jesus, “levou quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés. “(João 19:39), o que corresponderia a aproximadamente 45 kg, alguns teólogos aplicam a esse contexto uma teoria de que na época o peso da mirra e aloés deveria corresponder à metade do peso de um corpo vivo, sendo assim Jesus Cristo deveria pesar cerca de 90 kg.

Essa é só uma especulação, mais que choca a imagem do Jesus que a cultura embutiu em nossa cabeça ao longo dos anos.

Imaginar um Jesus com 90 kg, forte ou até gordinho vai contra a nossa memória do Jesus que vimos quando ainda éramos crianças no flanelógrafo da escola dominical.

Se pedíssemos para um grupo de alunos desenharem o Espírito Santo, muitos vão desenhar uma pomba, uma botija de azeite, um feixe de luz, mais ninguém vai lembrar de desenhar uma pessoa. Com a imagem de Jesus acontece a mesma cousa (Quase sempre em uma Cruz).

Jesus infelizmente aparece nos quadros e nas esculturas por quase 1500 anos sempre preso na Cruz, mais nós sabemos que Ele esteve lá apenas 6 horas.
A imagem do Cristo Redentor (RJ) de braços abertos nunca vai poder representar o nosso Cristo, a diferença é que aquele tem um coração de pedra que não se compadece diferente do nosso que sempre sente intima compaixão pelos que perecem.

Bem falou Plilip Yancey, que os fatos biográficos de Jesus considerados essências para os leitores modernos simplesmente não preocuparam os escritores do Evangelho.
O que sabemos é que quando aqui na terra sua aparecia era como a de nós, mortais.

"O Deus de poder enquanto percorria.
Em suas majestosas roupagem de gloria.
Resolveu parar, e assim um dia.
Ele desceu, e pelo caminho se despia."
George Herbert


Alan C. Corrêa

Nenhum comentário: