segunda-feira, 22 de junho de 2009

Jesus Chorou

Esse versículo ficou conhecido como o mais curto da bíblia, mais essa fama só vale para a versão em inglês. O que chama minha atenção é que um dos versículos mais ilustres das escrituras é lembrado por muitos apenas como o menor dos versículos (mesmo não sendo).

O fato é que muitos se satisfazem mais com uma curiosidade do que com a riqueza do conhecimento que a palavra transmite.

Em seu contexto temos a morte de Lázaro, e a pergunta que sempre surge, é o que fez Jesus chorar? Mas quero iniciar respondendo; o que fez João registrar esse episódio.

João mesmo admite que não havia espaço suficiente para registrar todos os acontecimentos da vida de Jesus (João 21:25) mesmo assim dá espaço para escrever que Jesus chorou, reforçando com esse registro o ensinamento do inicio de seu evangelho, quando escreveu que o Verbo se fez carne, mostra um Jesus que se fez homem, sem deixar de ser Deus.

"Em sua humanidade Jesus chorou por Lázaro; em sua divindade ele o fez sair dentre os mortos." Leão I

O Contraste que encontramos de um Jesus que chora e que com o rosto em brilho de lágrimas ordena: Lázaro vem para fora é no mínimo surpreendente.

Os Judeus não queriam ouvir que o Messias estava chorando, só podiam acreditar em um Messias resoluto avançando contra Roma, não eram capazes de entender um Jesus que diz tenho fome e depois diz Eu Sou o Pão Vivo que desceu do céu, um Jesus que diz tenho sede e depois diz aquele que tem sede venha a mim e beba, um Jesus que se sente cansado e repousa na popa do barco e que depois diz vem a mim todos os que estais cansados.
Alan C. Corrêa

Nenhum comentário: