sexta-feira, 26 de junho de 2009

Fariseus e Jesus

JESUS é o anti-fariseu e o anti-escriba .

Jesus em suas pregações vacina o povo contra a aparente religiosidade que encobre a ambição pela glória entre os homens. Logo no início do evangelho de Mateus encontramos Jesus começando a desmontar o circo dos religiosos.

O investimento do fariseu era sempre no exterior, aumentar as franjas e alargar os filactérios para serem tidos por mais zelosos.

De nada adianta a bíblia aberta , os versículos nos panos de prato, os adesivos de carro, os diversos sinais exteriores, pois o ambiente de operação da palavra é o coração . A palavra de DEUS habite abundantemente em vós, é a admoestação de Paulo.

Quando necessário, Jeus soube ser discreto a fim de completar a missão dada pelo Pai e não inflamar a inveja dos líderes religiosos do povo.Se quisesse ficar famoso até os demônios fariam marketing para ele, mas os mandava calar; quando a fama eclodiu em Cafarnaum, seguiu para as pequenas aldeias, fez inúmeros milagres e pediu silêncio; transfigurou-se num alto do monte para três discípulos, não como forma de exibição, mas para fortalecê-los na fé; andou sobre ás águas de madrugada, nas outras vezes usou barco como o faria qualquer um de nós; recusou fazer sinais quando solicitado; por vezes evitou as multidões,pois não era carente de ser visto por muitos; pregou para uma mulher na beira da estrada; foi a província dos gadarenos libertar um homem e ser expulso depois; evitou se exibir em oração indo orar em lugares ermos.Ele não precisou de meios, aliás quem poderia esconder uma cidade como aquela edificada naquele monte.

Pediu que fossemos simples como as pombas...E a gente decidiu entender que era para se tornar com pavão...

E infelizmente muitos ainda acham que JESUS vale a pena porque ele somado a estrutura eclesiástica da igreja pode levar a fama.

Alessandro D. Corrêa

Nenhum comentário: