segunda-feira, 29 de junho de 2009

Lagrimas no olhar

Na ocasião em que Jesus chega até Betânia, ao encontro das irmãs Marta e Maria que estão em luto há 4 dias, o que não falta são lágrimas (João 11).

Está chorando Maria, João 11:33.
Está chorando os Judeus, João 11:33.
E até Jesus chora, João 11:35

As lágrimas são uma mistura de sais minerais (proteínas, gorduras...), quimicamente são todas iguais, o que é diferente são os sentimentos que a produzem. Acima temos exemplos de lágrimas que são quimicamente iguais mais sentimentalmente muito diferentes.

O choro de Maria, é fruto de um coração apertado e sem esperança, são lágrimas teimosas as que correm em seu rosto, ela enxuga uma, mas logo vem a próxima.O evangelista João usa a palavra do grego Klaio, para dizer que Maria chorou. Klaio diz respeito a um choro alto, um gemido desesperador em alta voz.

O Choro desses judeus que aparecem na historia, é um choro duvidoso, porque primeiro eles estão em casa com Maria, e quando a vê sair, a intenção deles é segui-la porque pode ser que ela esteja indo chorar (João 11:31), existem comentaristas deste texto que sugere a hipótese de se tratar de pessoas pagas para chorar (Carpideira), uma profissão e um costume muito comum da época de Jesus.

Depois, temos o choro de Jesus, o mais fenomenal, a palavra grega que João usa para descrever esse choro é Dakruo, que se refere a um choro silencioso, o derramar de lagrimas calmas.

Conclusão:
O choro de Maria ( Klaio), é o choro que estamos sujeitos a ter, são as lágrimas de quem pensa que não tem mais jeito, que tudo acabou, que chegou ao fim.

O choro daqueles judeus ( Carpideira), é o choro que não devemos ter. Acontece quando a ocasião exige mais o coração não se envolve, derrama-se lágrimas, mas por dentro, o coração esta inteiro. São lágrimas de crocodilos (falsas), durante muito tempo os antigos achavam que os crocodilos choravam o sofrimento de suas presas, até que se descobriu que esses animais abrem tanto a mandíbula quando mordem suas refeições, que comprimem a glândula lacrimal que por sua vez produz fluido (lágrima).

O Choro de Jesus (Dakruo), é o choro que devemos ter, chora se o momento, mais não chora se o futuro porque sabe-se que “Lázaro há de ser ressuscitado”, chora-se de dor, mas não chora de desespero porque sabe-se que existe uma esperança, é o choro de quem sabe que Deus esta no controle. Derrama-se lágrimas em silêncio que são levadas para o céu, e lá já não são mas substância químicas, mas são agora frases de oração diante de Deus (Sl 56:8).

Alan Corrêa

2 comentários:

Tânia Regina disse...

A Paz irmão Alan!

Obrigado pela visita,vim retribuir,e gostei muito do seu blog.
Palavras sensatas e edificantes.
Deus os abençoe e o capacite a cada dia.
Estarei sempre por aqui com certeza.
Fique na Paz em Cristo.

Anônimo disse...

Muito bom a sua visao sobre o choro de Jesus. Parabens