domingo, 24 de maio de 2009

Sinergia em campos do Reino

0 comentários
Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e sunergos (companheiro) nos combates Filipenses 2:25

Paulo sabia do poder que tem o trabalho em equipe em pro do reino.
A palavra companheiro que ele usa para com Epafrodito no grego é sunergos de onde vem o termo sinergia em português.

"Todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo", Paulo sabia que a união gera sinergia.

Na sinergia a soma de todas as partes não é igual ao todo é bem maior.
Por exemplo; um cavalo consegue puxar 400 kg enquanto o outro pode puxar 700 kg, a união dos dois não resulta em 1100 kg, mais sim em uma tonelada e meia (1500Kg), a soma das partes individuais é maior que o todo, isso é sinergia, a força que gera quando estamos unidos.

Uma só abelha nunca conseguiu afugentar uma única pessoas se quer, mais um enxame de abelha sim.
O termo (Sinergia) tem sido ultimamente muito usado em palestras que incentiva o trabalho em equipe, e para alguns ainda é um termo novo, desconhecido, porém temos fortes indicios da evidencia deste fato nas sagradas escrituras como Eclesiastes 4, e outros que vamos ver em seguida.

Por exemplo: Seria Levitíco 26:8 quando diz; " Cinco de vós perseguirão a cem, e cem dentre vós perseguirão a dez mil" o primeiro exemplo de sinergia ?
Observe a proporção, que segunda a matemática esta errada; cinco persegue cem, ou seja cada pessoa persegue vinte, mais no segundo exemplo (Cem de vós) cada pessoa persegue cem, ou seja quanto maior a união maior é a força.

Sera que ainda temos motivos para sermos sozinhos, quando unidos as forças induviduais somadas são maior do que o todo ?

Alan C. Corrêa

sábado, 16 de maio de 2009

Procura-se o contexto

1 comentários
Quando alguém tira um texto de seu contexto esta de certa forma decapitando as escrituras. O texto uma vez violentado com a decapitação do pregador, se torna violado e só serve para afirmar sua vontade e não a de Deus.

Usar o texto e seu contexto com a iluminação do Espírito é ver palavras sair da boca de Deus, usar o texto sem o contexto é colocar palavras na boca de Deus.

Recentemente eu li concernente a estes calendários de belas paisagens acompanhadas com versículo bíblico o seguinte ” Tudo isso te darei se prostrado me adoraresMat 4:9. O editor do calendário só esqueceu de ler o contexto pra descobrir o autor da frase que nesse caso era Satanás.

Não sei se o fruto de tantos textos isolados é a preguiça de ler as escrituras, se bem que para os amantes deste tipo de literatura não é necessário a bíblia, basta a famosa caixinha de promessas (Já vem sem contexto).

A “Trinity Broadcasting Network”, a maior rede de televisão cristã no mundo, entrevistava um desses lideres de ministério. E ele dizia que seu ministério esta totalmente baseado em sua “vida versículo”, Mateus 19:26 “Com Deus tudo é possível” Deus me deu este versículo (Mateus19:26), porque nasci em 1926.

O Repórter intrigado com esta teoria de “vida versículo”, agarrou uma bíblia “nasci em 1934”, disse ele. Minha “vida versículo” deve ser Mateus 19:34, então descobriu que Mateus 19 tem apenas 30 versículo. Implacável ele então pulou para Lucas, e ao ler Lucas 19:34 “ O Senhor precisa dele” ficou emocionado, e exclamou “O Senhor precisa de mim, o Senhor tem necessidade de mim”. Minha “vida versículo” é maravilhosa, eu nunca tive uma “vida versículo” antes, mais agora o Senhor me deu, oH Jesus, Aleluia. E a plateia presente no estúdio começou a aplaudir entusiasmada.

Naquele momento, porém, a esposa do líder subiu ao palco e disse : espere um minuto querido, você não pode usar este versículo, ele esta falando de um burro !.

Alan C. Corrêa

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Orgulho - Parte 1

1 comentários
Cito alguns sinais do orgulho, visto que uma doença se faz conhecer assim. Não os menciono, para que você possa reconhecer a doença em outro, mas para reconhecer em você. Perceba como quase sempre o orgulhoso é o outro, isto porque o orgulhoso sou eu .

A bíblia não é um livro para enxergar nele o outro, é para enxergar a mim. As admoestações da Palavra são: Tira primeiro a trave do teu olho, olha para ti mesmo para que não caia, tem cuidado de ti, julgue a si mesmo, examine a si mesmo, miserável homem que sou etc .Moralismo é se escandalizar com os pecados alheios, arrependimento é olhar para dentro de si.

A salvação pela graça fere o orgulhoso, pois este deseja alcançar a DEUS pelas suas obras, e lemos que é pela graça que ninguém se glorie. Somos exortados a continuar crendo em CRISTO a cada dia, visto nossa propensão a começar crer nos meios próprios: presença no culto, jejum, dízimo, alguma ajudinha dada, uma oração que fez, o famoso sacrifício.

Neste tempo de tanto negócio com DEUS vale lembrar que JESUS não intercedeu por nós apenas, ele vive para interceder por nós; não foi o Caminho que nos levou a DEUS, ele é a cada dia o Caminho; que o sacrifício que me garante não é o meu, é o dele; que a oferta que nos torna aceitáveis não é a monetária, é a oferta de CRISTO.

Daniel ora confiando nas misericórdias de DEUS, não nos feitos próprios, e isto após entregar sua vida em obediência na cova dos leões.
Alessandro D. Corrêa

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Apelo Missionário

2 comentários
Ultimamente vale tudo na tentativa de amenizar o atraso que provocamos na tarefa de ir por todo mundo e pregar o evangelho a toda criatura.

Vale dizer que a Coca-Cola esta em mais partes do mundo do que o Evangelho, uma comparação ridícula. A Coca-Cola é um produto que entra e sai das prateleiras, Evangelho é uma mudança de vida implica em uma conversão de valores e atitudes, em um país islâmico ninguém morre por comprar uma Coca-Cola mais se morre por aceitar a Jesus como salvador.

Vale realizar congresso com alto custo para a entrada dos participantes que vão ouvir palestrantes formados em universidade e que nunca conheceram o campo e que usam mais estatísticas do que a Palavra.


Vale dizer que as igrejas estão atrasadas em seus métodos evangelísticos e que devem criar novas táticas de evangelismo (Mais atraentes) que moldam o evangelho ao homem pós-moderno e não exige que este molde aos princípios do evangelho.

Vale ignorar o contexto da escritura e dizer que se o evangelho não for pregado a toda criatura Jesus não ira voltar, essa frase é impactante mais não é bíblica. O texto diz “E este evangelho será pregado a toda criatura... e então vira o fim Mt 24:14 “ o fim aqui é juízo final e não a primeira volta de Jesus (Arrebatamento). Interpreta erroneamente este texto é condicionar a volta de Jesus que é eminente.

Vale usar jargões do tipo : “ Pés que vão, joelhos que se dobrão e mãos que dão” quer dizer que se você não puder ir então você deve orar ou contribuir e esta tudo bem, como que se a oração e a contribuição pudesse substituir a ordem imperativa de Jesus que diz “ Ide”.

Vale tudo nesse apelo, pelo jeito só não vale realmente ir, a janela 10/40 ou ao seu vizinho.

Alan C. Corrêa

domingo, 26 de abril de 2009

Homens são como peixes

0 comentários

O reino e a rede lançada ao mar.
Mateus 13 : 47,48.

Jesus como um professor de excelente didática faz uso nesta parábola de uma imagem comum na memória dos discípulos " a pesca".

Quando os pescadores chegam a praia é hora de fazer a seleção, separar os bons dos ruins. Os ruins não são os peixes pequenos, caso fosse seriam devolvidos ao mar, e o texto diz que os ruins são jogados fora.

Os peixes ruins na cultura dos judeus são aqueles que não estão no padrão de qualidade estipulados na Torá conhecida tal pratica como as leis "kashrut".

Entre os animais que vivem na água, eis que podereis comer: podereis comer tudo o que tem barbatanas e escamas (Levítico 11,9).

Os peixes que são jogados fora, são aqueles que não tem barbatana ( peixes que não são ágeis ) e os que não tem escamas (quando o peixe não possui barbatana na maior parte das vezes também não tem escama), Deus estava facilitando a identificação destes peixes.

O motivo de não comer os peixes sem escamas é simples de compreender os que não tem escama são peixes vulneráveis a contaminação, afinal as escamas são como armaduras dos peixes.

O Dr. Davi Macht, notável autoridade em matéria de tóxicos de drogas e animais, disse depois de realizar pesquisas nesses tipos de peixe que " parece existir alguma base científica para a antiga classificação de peixes comestíveis e não comestíveis, isto é, os que têm escamas e os que não as tem"

É a ciência comprovando a autoridade das escrituras, mesmo esta (escritura ) nunca dependendo da comprovação cientifica.

Bem, mais voltemos a parábola, Jesus esta dizendo que os peixes que são jogado fora são aqueles que se contaminaram, são os peixes sem barbatanas, que não são ágeis.

O assunto é escatológico, nesse dia todas pessoas que se contaminaram com o mundo, aqueles que se adequaram a forma do mundo (Rm 12,2) e viveu estagnado, sem nunca interagir na atividade do reino, serão jogados fora.

A santidade em Jesus é nossa armadura (escama) contra a contaminação deste mundo e o exercer o "Ide por todo mundo" é ter as barbatanas que nos mantém ativo para fazer com que outros peixes conheçam a Jesus e ganhem escamas para ser poupado no dia da seleção.

Alan C. Corrêa

sábado, 18 de abril de 2009

Unção outros não são

1 comentários
O Substantivo (Unção)
Unção, todo mundo quer ter, até quem não sabe o que é.
O termo deixou de ser bíblico depois que passou a ser composto.

Hoje temos unção “ Unção da prosperidade”
“Unção de Multiplicação”
“ Unção de Conquista”
“Unção da capa de Elias”

“Unção do Cai, cai” e acreditem tem até a “ Unção da lagartixa”.
E que bom seria se acabasse por aqui, porém imagino que a unção da multiplicação, multiplicou os nomes de unção.

O Verbo ( Ungir )

No mercado circular a regra sempre é : para aumentar a procura deve aumentar a oferta, então vamos lá.

Você pode levar o óleo da unção por apenas R$ 16,50 a compra pode ser feita pela internet, com ele vai poder ungir sua casa contra mau olhado, pode ungir seu carro, cartão de credito. E caso tenha duvida se com ele pode ungir as partes intimas de seu marido recomendo mesmo se seu pastor responder sim, que você consulte o químico responsável pelo produto.

O Adjetivo ( Ungido )

Muitos querem ser chamados de ungido e em sua vaidade até pensam ser eles apenas ungidos enquanto o resto da igreja não é.
O titulo de ungido tornou alvo de ambição de quem não aceita ser como os outros.
Sempre apelam diante da critica para texto como ” Não toqueis no meu ungido” texto que fala concernente a agressão física e não repreensão doutrinaria, Paulo sabendo disso não receou em repreender o também ungido Pedro.
O adjetivo ungido é para todos o que possuem o Espírito Santo, e quem tem o Espírito já tem a Unção. 1 João 2: 20, 27

Explanação

No antigo testamento a unção era um ato cerimonial praticado pelo os judeus, eram ungidos reis, sacerdotes e profetas com o intuito de outorgar poder, separar e confirmar perante todos o oficio, também eram ungidos parte do tarbenaculo, e estava presente no dia a dia como purificação e tratamento terapêutico.

Agora no novo testamento a unção com óleo aparece apenas para os doentes.
A ação do antigo testamento de outorgar poder, separar não é mais figurada pela a unção com óleo mais sim pela ação do Espírito Santo quando entra na vida do homem. No novo testamento não é mais o sacerdote (pastor, bispo, apostolo ) que unge, mas é Deus, e não faz como um ato cerimonial de derramar o óleo mais sim de enviar o seu Espírito aquele que recebe o Filho por Salvador. 2 Cor. 1:21

Infelizmente hoje muitos voltaram a praticas judaizantes e querem ungir tudo pensam que o óleo tem poder mágico. Ungir tornou se em mais um “ponto de contato” para os que não conseguem ainda se familiarizar com a fé que é invisível.


Alan C. Corrêa

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O Pai nosso

0 comentários
Jesus esta orando e os discípulos assistindo, quando termina um de seus discípulos pede para que Ele os ensine a orar. A oração rotineira para todos os judeus é o shema .

O Shema é a citação de algumas pequenas partes da Torá que estão em Deuteronomio e Números.

Os Judeus repetem todos os dias (pela manhã e noite ) esta oração. Foi por isso que Jesus fala nos versículos anteriores ao “Pai nosso” para não usar de vãs repetições, era uma confrontação direta ao costumes dos Judeus de repetirem o Shema.

Outra característica desta oração é que o Talmud ( Escrito Cerimonial Judaico ) afirma que é admissível orar em qualquer idioma que possa entender, mesmo assim o judaismo tradicional que é muito religioso só aceitava a oração que fosse feita em Hebraico uma língua considerada para eles sagrada. Isso era tão real que conta-se uma historia clássica de um Judeu ignorante que não falava o hebraico mais que queria muito orar.

O homem começou a recitar o hebraico só que ele sabia apenas o afalbeto. Ele recitou uma e outra vez, até que um rabino perguntou o que ele estava fazendo. O homem disse ao rabino, " Santo e Bendito seja Ele que sabe o que está no meu coração, estou dando lhe as cartas, e Ele com elas forma as frases para mim"

Quando Jesus ensina a oração do Pai nosso mesmo sabendo falar o hebraico Ele a faz de proposito em Aramaico ( Aba pai ) justamente para confrontar a religiosidade das orações dos judeus.

O Shema é a oração mais importante para o judaísmo, traz sua regra de fé Monoteista, porém com uma curiosidade peculiar ela não fala diretamente a Deus, ela se dirige a Israel (Shemá Yisrael Ad-nai Elokêinu Ad-nai Echad - Escuta ó Israel, Ad-nai nosso D-us é Um).

E quando Jesus diz vos orareis assim : “ Pai nosso... “ Ele vai contra tudo o que o judeu estava acostumado, pois Ele fala diretamente com Deus. A nossa comunhão com Deus permanece como Jesus ensinou, é direta para com Ele.
Alan C. Corrêa